Institucional
Os efeitos da crise econômica dos anos 90 provocaram colapso no sistema de saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo, deixando desassistidos Policiais Militares e Beneficiários da Caixa Beneficente da Policia Militar, residentes no interior do Estado de São Paulo.
Essa situação propiciou no ano de 1994, a criação da Associação Policial Militar de Assistência - APOMA, novo modelo de gestão de saúde, com base na participação pecuniária do associado e com a descentralização administrativa operacional, tendo por finalidade a gestão de serviços que possam contribuir para a otimização das atividades de assistência médico-hospitalar aos associados.
A APOMA passou a gerir os recursos repassados pela ACRAZ, que somados à contribuição mensal voluntária dos associados, proporcionaram o suporte financeiro para as despesas médico-hospitalares dos Policiais Militares associados e beneficiários da Lei nº 452/74, alterada pela Lei Complementar 10.013, de 06 de Julho de 2007.
Desde a sua criação, a APOMA adotou o regime de autogestão na área de assistência médico-hospitalar, com bom desempenho. Com o advento da Lei n 9.656, de 3 de Junho de 1998, que regulamenta planos privados de assistência a saúde, novas regras surgiram no controle e fiscalização dos planos de saúde, provocando a adequação da APOMA às normas existentes e para atender aos anseios da família Policial Militar, em meados de 1999, os dirigentes da Associação, procuraram operadoras na área de assistência à saúde.
Quando então foi firmado Contrato Coletivo Empresarial com a Cooperativa de Trabalho Médico - UNIMED-Jundiaí, ANS nº 30.326-7.